Cuidado
Comite Covid-19 UFPel alerta para retorno de alta transmissibilidade em Pelotas
O grupo ainda destaca que há muitos pelotenses com a dose de reforço atrasada, o que prejudica a situação do contágio
Jô Folha -
O Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da Covid-19 da UFPel emitiu, nesta quinta-feira (5), nova nota técnica, na qual alerta para um retorno de um quadro de alta transmissibilidade do coronavírus em Pelotas.
Essa piora, segundo o grupo, ocorre após um período de uma taxa de transmissão mais baixa. Isso ocorre devido ao abandono de medidas de prevenção, especialmente do uso de máscaras em ambientes fechados. O comitê ainda destaca que há muitos pelotenses com a dose de reforço atrasada, o que prejudica a situação do contágio.
Uma das observações feitas pelo grupo é que há um crescimento nas internações, em patamares que não eram observados desde março. Outro dado levantado pelo comitê é o de mortalidade por Covid-19, que, nas taxas atuais, é maior que de doenças com alta fator de mortalidade, como cânceres de pulmão e mama.
Por isso, o Comitê Covid-19 UFPel ainda incentiva o uso de máscaras de boa qualidade, cobrindo boca e nariz, e a busca por uma maior adesão à imunização por meio de vacina, especialmente em populações vulneráveis ou que estejam com doses em atraso.
O Comitê UFPel Covid-19 vem por meio de nota técnica alertar sobre o retorno do município a situação de alta transmissão com 136 casos novos por 100.000 habitantes na semana epidemiológica 17 (24 a 30/04/2022).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário